builderall

Muito se fala sobre as famosas ?panelinhas?. Alguns não se importam, já outros as enxergam como a mais completa falta de respeito e algo que deve ser combatido veementemente por professores de dança nas aulas.



Mas, afinal: O que são as ?panelinhas??


     Antes de mais nada, a confusão começa porque muitos simplesmente tem visões diferentes do que elas denominam como ?panelinhas?. Apesar de serem descrições aproximadas, uma pequena diferença de entendimento sobre o significado deste termo ajuda a classificar qualquer grupo de amigos como ?panelinhas?.

     Este é um termo informal, pejorativo, criado para denominar um grupo de pessoas com um comportamento considerado segregador.

     Grupo de amigos são uma das coisas mais normais entre seres humanos. Desde o início da humanidade, as pessoas uniam-se com outros que lhes eram semelhantes. Desde crianças, as pessoas buscam por relacionarem-se com outros que sejam parecidas com elas em gostos, anseios, desejos e opiniões. E isto não acontece em níveis conscientes, mas inconscientes. É algo que garantiu a sobrevivência de nossa espécie até os dias atuais.

     Entretanto, isto de maneira alguma justifica atos maldosos de segregação intencional, que tem por objetivo humilhar ou diminuir alguém. Um grupo de pessoas, não tem o direito de impedir ou molestar o outro simplesmente por não fazerem parte do seu grupo de amigos e não compartilhar de suas visões, opiniões, crenças e desejos.

     No entanto, quando situações como essas ocorrem, o primeiro passo é tentar observar com mais calma, se realmente existe algo acontecendo ou não. Muitas vezes, trata-se apenas de algum mal-entendido.

     Caso seja constatada, de fato alguma forma de segregação ou perseguição, o próximo passo é medir o grau da situação. Em casos leves, como piadinhas e comentários maldosos, o melhor é ignorar e se afastar. E não sofrer! Afinal, quem quer fazer parte, ou estar perto de um grupo de pessoas que debocha dos outros? Estes, na realidade, te fazem um grande favor de lhe mostrar que não merecem sua presença, mesmo antes de você se aproximar.

     Já em casos mais graves, como molestação física ou moral, o ideal é procurar o responsável pelo local, um professor ou até o responsável legal pelo estabelecimento e expor o problema.


Entretanto, o que ocorre na maioria das vezes, não é nada disso?


     É comum, pessoas julgarem outros grupos de amigos, simplesmente porque são grupos dos quais não fazem parte. Por vezes, grupos de boas pessoas, inclusive de pessoas abertas, são taxadas como ?panelinhas?.

     Com isso, enfrentamos outro problema ? a banalização.

     Se é um grupo de pessoas, das quais não simpatizo, então são uma panelinha! ? Isso também não está certo!

     Grupos de amigos se formam de maneira natural, entre conversas informais, brincadeiras, comentários, observações, momentos compartilhados. Ao notarem as afinidades, os grupos vão se formando e com o tempo, gerando fortes laços, que podem se tornar amizades para uma vida toda.

     Amizades não se impõem, se formam naturalmente. E devem ser respeitadas.


Respeito é o segredo - Não julgue!


     Agora, nada impede o respeito e o coleguismo saudável entre todos que dividem um mesmo local. Independentemente de serem amigos ou não. Respeito é o mínimo, o básico em qualquer relação.

     Curiosamente, alguns que militam contra as ?panelinhas? mudam de opinião radicalmente após formarem seus próprios grupos de amigos achegados. Ou, por aquelas ironias do destino, acabam fazendo parte daquele grupo de amigos.

     É preciso cuidado na hora de julgar as pessoas. Isto dificulta a identificação de algo sério quando realmente ocorre.

Portanto, na hora de julgar um grupo como uma ?panelinha?, pergunte-se:

? Estas pessoas me segregam, me evitam ou zombam de mim apenas por eu não fazer parte do seu grupo de amigos, ou sou eu quem se incomoda secretamente por não fazer parte de um grupinho de amigos?


Seja você mesmo e esteja sempre aberto


     Lembre-se, ninguém é obrigado a gostar de você! Mas você sim! Portanto, deixe os outros viverem suas amizades e seja você mesmo! Não mude só para ser aceito, ame-se e respeite-se e no momento oportuno as pessoas certas se aproximarão naturalmente de você!

     Tudo se resume ao tamanho do seu alto valor! Não implore por atenção de quem não se afina contigo! Está tudo bem se alguém não gostar de você, isso é algo normal, ninguém é unânime. Mas todos respeitam aqueles que sabem o seu próprio valor. Seja um ímã para pessoas que se afinam com você sendo você mesmo. Esse é o segredo do sucesso para você encontrar as melhores pessoas para conviverem mais próximo de você!

     E se você faz parte de um grupo de amigos, tenha sempre uma postura aberta e receptiva com todos ao seu redor! Seus amigos podem ser pessoas legais e divertidas, mas existem muitas pessoas incríveis neste mundo e fechar-se em uma micro bolha pode lhe privar de descobrir indivíduos realmente especiais, escondidos bem ao seu lado.


     Gostou? Então deixe seu comentário!