builderall

Descubra tudo o que precisa saber antes de começar em uma aula de dança de salão.

?

     As danças de salão oferecem inúmeros benefícios para a sua vida, desde ajudar a vencer desafios pessoais como a timidez, até a melhorar a sua qualidade de vida e a sua saúde!

     Se você decidiu experimentar, aqui vão algumas dicas valiosas para que você aproveite ao máximo as suas primeiras aulas.


Pesquise a escola /estúdio ou o professor(a) de seu interesse!


     Quando estamos começando a aprender a dançar, quase tudo nos surpreende muito. Tudo parece difícil e tendemos a acreditar que não conseguiremos avançar tão bem quanto os outros. Nos surpreendemos com pouco e tendemos a julgar que algumas coisas nunca faremos.

     O risco deste pensamento é que achamos não precisar de muito para avaliarmos uma escola ou professor(a) ? Se ele sabe dançar, então está apto para me ensinar? Grande erro!

Já ouviu aquele ditado: ?Em terra de cego, quem tem um olho é rei?? Pois é, entenda que neste caso, todos que dançam, aos seus olhos serão como reis, pois você não tem o conhecimento para julgar a qualidade técnica daquele professor ou escola.

     Por isso, tire um tempinho para pesquisar, procure por sites, páginas nas redes sociais, depoimentos de quem já experimentou e assista vídeos dos professores dançando e (dica de ouro) veja como os alunos daquela escola dançam ? Afinal, é igual a eles que você provavelmente irá dançar.


Preciso de um par?


     Depende? Na maioria das vezes não. No entanto, é muito vantajoso se você tiver o seu! O que ocorre é que uma parcela das escolas de dança conta com uma equipe de suporte, que auxiliam durante as aulas e podem dançar com aqueles que não tem o seu parceiro. Além disso, muitos alunos também vão sem parceiro e os pares se formam durante a aula. No entanto, dependendo do número de alunos sem parceiros em aula, pode ocorrer que eventualmente você fique sem par em algum momento. Por isso, escolha uma escola com um bom suporte de monitores caso você não tenha um parceiro.

     Dica ? convide um amigo(a) para ir com você, mesmo que ele não seja seu/sua namorado(a) ou companheiro de vida. Além de ter com quem dividir a experiência, ainda pode conseguir um desconto de casal (caso a escola disponibilize pacotes).


Existe uma idade para praticar dança de salão?


     Não! As danças de salão podem ser praticadas em qualquer idade, pois se trata de uma atividade considerada de baixo risco de lesões.

     No entanto, existem ritmos (estilos) de dança a dois que são mais apreciados por pessoas de determinadas faixas etárias. Por exemplo ? O Zouk, atualmente é um ritmo (estilo), muito apreciado por jovens, já o Tango é apreciado por pessoas mais maduras. Portanto, as danças de salão são para todos, mais existem preferências mais comuns de acordo com as faixas etárias. Isto, obviamente não impede que os públicos se misturem, o que promove uma grande interação entre os praticantes.


Preciso de uma roupa ideal?


     Não! As danças de salão não exigem uma determinada roupa para ser praticada. Dê preferência para roupas confortáveis e que não atrapalhem seus movimentos. Evite peças com objetos que podem grudar na roupa de quem você for dançar, ou peças grandes como colares, brincos e pulseiras que podem atrapalhar ou mesmo grudar em você ou outros e causar desconfortos. Tudo vai depender do ritmo (estilo) e da intensidade dos movimentos. Bom senso é fundamental. Priorize o seu conforto e o de quem você for dançar e não tem erro.

     Atenção especial ao seu calçado ? No início, não é necessário nenhum calçado especial de dança. Evite apenas calçados que tem muita aderência ao solo, como tênis de corrida, por exemplo. Prefira usar calçados que deslizem no solo, mas sem exagero. Um bom calçado ajuda a evitar possíveis lesões, como torções.


     Agora, de posse destas informações, você está pronto(a) para começar com o pé direito! Boa sorte!


     Gostou das dicas? Então deixe seu comentário abaixo ;)